joelho Anatomia do Joelho     lesao-no-joelho  Lesões      do   Joelho     ligamento-cruzado-joelho Ligamento Cruzado

videos Vídeos   do    Joelho   artroscopia-de-joelho Artroscopia do Joelho     blog  Artigos de Joelho do Blog

O joelho é uma grande articulação , compreendendo a extremidade inferior do fêmur , a parte superior da tíbia e a patela (antigamente chamada de rótula ).

Pemite a caminhada , a corrida , o salto , a corrida , o chute , a dança, além da função básica de suportar o peso do nosso corpo quando ficamos em pé .

Para executar todas estas funções de forma correta e sem dor , várias estruturas estão delicadamente irterligadas , de forma a garantir um movimento suave, sem dor e com estabilidade. Assim , além da parte óssea , destacamos a presença de ligamentos, cartilagem ,músculos  , tendões , nervos , artérias e veias .

O joelho sempre teve uma área de destaque dentro da ortopedia , pelas inúmeras doenças que o atingem ,sejam elas congênitas , traumáticas , degenerativas ou inflamatórias . Pacientes de todas as idades ( desde recém-nascidos até idosos ) podem apresentar problemas nos joelhos e o médico ortopedista dispõe de várias ferramentas tanto para o diagnóstico como para o seu tratamento .

Vale destacar as lesões esportivas que acometem o joelho . Nas últimas décadas , com o incentivo das práticas desportivas e a profissionalização do setor , houve um aumento do número de patologias do joelho relacionadas ao esporte . E a medicina também acompanhou esta evolução , permitindo a recuperação de lesões mais complexas de uma forma menos invasiva e mais rápida . Neste contexto , salientamos o surgimento da artroscopia , já não mais um procedimento novo ,  que permitiu uma série de tratamentos antes de difícil solução.

O envelhecimento da população também trará um incremento nas doenças degenerativas do joelho.  E o ortopedista deve estar preparado para isso , não apenas tratando medicamentosa ou cirurgicamente a osteoartrose , mas orientando os pacientes com informações preventivas para que ela ocorra de forma menos intensa ou mais tardiamente.

Você poderá entender melhor o joelho , seja sua anatomia , suas doenças e seu tratamento  através dos links acima .

Na parte de anatomia , mostraremos uma descrição sucinta das estruturas do joelho , fazendo uma correlação com a parte funcional de cada componente .

Na parte de lesões estarei colocando as principais doenças , lesões e patologias  relacionadas ao joelho . Destacaremos as mais comuns , como a lesão do ligamento cruzado anterior , a lesão dos meniscos , a lesão da cartilagem e a osteoartrose . Coloco também as formas mais comuns de tratamento de cada um destes problemas.

A artroscopia do joelho mudou a história da cirurgia do joelho e merece uma atenção especial . A maioria dos procedimentos realizados no joelho pode ser feita por via artroscópica e isso popularizou bastante a cirurgia do joelho . Garante uma recuperação mais rápida e uma menor agressão , mas os princípios  de indicação correta e o preparo do cirurgião são fundamentais para o bom resultado .

Na parte de vídeos estarei postando os vídeos sobre patologias e principamelmente sobre as cirurgias do joelho, realizados por mim ou por outros médicos , tornando o seu entendimento mais fácil.